Espaço onde podemos trocar experiências

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Mulher

O  mês de fevereiro está chegando ao fim,  e mais uma data comemorativa  se aproxima, " O dia Internacional da Mulher" e devemos  trabalhar com nossas crianças desde a pré escola com  diversos temas,  para que elas  desenvolvam a consciência crítica, e resgatem  os valores familiares,  e só assim iremos mudar o mundo, fazendo a nossa parte enquanto educadores e pais.
Chega de VIOLÊNCIA contra as mulheres!Somos nós que educamos os homens seja enquanto mães ou enquanto professores, então vamos abordar o tema  “MULHER”  e discutir com eles desde cedo a importância do ser humano, o valor da mulher,mãe ,vò...Não deixem de lado essa conversa  durante a rodinha, pois apesar de serem pequenos, as crianças fazem parte desse mundo, cheio de desigualdade, eles  estão vendo nos jornais todos os dias acontecerem coisas horríveis, não podemos nos omitir, nos calar diante dos fatos, mas ainda há tempo, podemos dizer para eles que este mundo ainda tem jeito e que depende de cada um.Faça isso e com certeza será sua sementinha plantada na mente e no coração de cada aluno seu  e tenha a certeza, um dia você verá os frutos.
          Então  querido professores(as), não comemore este 08/de março,   data tão importante, apenas lendo  uma mensagem ou fazendo com a turma  uma  pintura para passar o tempo e ter uma tarefa para arquivar nas pastas das crianças... Não tenha medo,  faça um reflexão, uma boa conversa na hora da rodinha e não se esqueça, é  na educação infantil que está a base de tudo!
Para auxiliar nessa conversa pesquisei algumas coisas  que devemos saber sobre a data 08 de março vale a pena ler  e se preparar.

História do 8 de março


    No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
    A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
   Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
   Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres

 Brasileiras 


   Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

·         1788 - o político e filósofo francês Condorcet
 reivindica direitos de participação política, emprego e
educação para as mulheres.

·         1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

·         1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

·         1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

·         1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

·         1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

·         1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

·         1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

·         1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

·         1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

·         1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Referência bibliografica:







À você mulher



Minha mensagem...



Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade




Algumas atividades de pintura:













Até a próxima.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário