Espaço onde podemos trocar experiências

segunda-feira, 19 de março de 2012

Vamos comemorar a Páscoa

Um pouco de reflexão, pois a Páscoa não é só coelhinho e chocolates!



A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes.
O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska, cujo significado é passagem. 

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.


A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.





Algumas atividades:

Só corderinhos:






























 
































LEMBRANCINHA  CORDERINHO


Esta ovelhinha  de eva, fica bem como painel de decoração, lembrancinhas com imã, para enfeite de geladeira, ou mesmo  para colar nos pirulitos de chocolate.Também podem ser feitas  sacolinhas de tnt, ou colado na garraf pet.
Enfim use o que tiver a  sua disposição, e recrie com seu toque especial.Eu já fiz todas as variações, tanto o imã, quanto a sacola, como também  na garraf pet, e ficou bem legal.É uma pena que não tenho as fotos mas vou confeccionar novamente e logo logo estarei  postando para vocês.









Beijoquinhas...

ATIVIDADES COM O TEMA: "Alimentação"

Mais algumas atividades para trabalhar o tema "ALIMENTAÇÃO" 






















































JOGO DA MEMÓRIA DOS ALIMENTOS É SÓ IMPRIMIR DUAS VEZES COLAR EM CARTOLINA OU PAPELÃO.









BEIJINHOS E ATÉ A PRÓXIMA.

O alimento é o combustivel do nosso corpo!!

ALIMENTAÇÃO

                    Uma Alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos.
Deve se respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada.
Uma alimentação saudável é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequada do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.
O que é alimentação saudável?
Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.
Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento.
Devemos ter em mente objetivos que  direcione nosso trabalho sobre a importância de trabalhar com as crianças desde cedo, os alimentos e  valorizando uma alimentação saudável.
Objetivos:


• Incentivar aos bons hábitos alimentares;

• Identificar as preferências alimentar dos alunos;

• Conscientizar os alunos sobre a importãncia e os motivos pelos quais nos alimentamos;

• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.




Sugestão de leitura infantil para a hora da rodinha:


·        O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora – Moderna
·        A cesta de Dona Maricota
·        O ratinho, o morango, e o grande urso esfomeado – editora: Briquebook
·        A Galinha Ruiva – Editora FTD.
·        Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas
·        O sapo Bocarrrão – Editora Falkner


Já contei esta história na rodinha e fiz um trabalho com ela, e foi muito legal dá pra fazer uma bela dramatização na culminância do tema. Eu a encontrei no site: WWW.Cantinhobaudehistorias



E
ra uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com o ananás, com o pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.
Certo dia ela decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da idéia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com muita atenção para explicar o jogo- Todos os alimentos vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
        De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
       A senhora redondinha voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos a maçã, a pêra formavam o grupo das frutas.As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…juntaram-se e formaram o grupo das frutas. A seguir formaram-se  o grupo dos legumes.O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas. O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios. Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas. O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento… a ÁGUA.  Ela não sabia qual era seu grupo e ficava de um lado pra outro...
A senhora redondinha explicou que a água era muito importante  e precisa estar em todos os alimentos então a água ficou   no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora redondinha  dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, sem exagero pois os ALIMENTOS e a  ÁGUA são muito importantes pra nossa saúde.


 Algumas atividades para fazer com as crianças


GANHEI UM SELINHO

     Há alguns dias  ganhei este selinho da minha amiga Mayse do Blog:

meucantinhocantinhodossonhosmah.blogspot.com.




      Queria  muito mostrar e compartilhar  este presente .Foi muito dificil completar  os requisitos de presentear outros blogs com este  lindo selinho.
A explicação do selinho:
O Liebster Blog - que significa querido ou amado, em alemão - tem como regras:
- Falar de quem recebeu e linkar o seu blog;
- Colar o prêmio no seu blog;
- Escolher 5 blogs, com menos de 200 seguidores, para presentear.



  • professoravaleriaeduc.blogspot.com
  • janecabelereirahair.blogspot.com
  • espacounicocriativo.blogspot.com
  • eucraftemuitomais.blogspot.com
  • ciliasilva.blogspot.com


  

Obrigada Mayse adorei!
 Beijossssssssss!!!!!!!!!!!!