Espaço onde podemos trocar experiências

segunda-feira, 19 de março de 2012

O alimento é o combustivel do nosso corpo!!

ALIMENTAÇÃO

                    Uma Alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos.
Deve se respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada.
Uma alimentação saudável é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequada do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.
O que é alimentação saudável?
Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.
Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento.
Devemos ter em mente objetivos que  direcione nosso trabalho sobre a importância de trabalhar com as crianças desde cedo, os alimentos e  valorizando uma alimentação saudável.
Objetivos:


• Incentivar aos bons hábitos alimentares;

• Identificar as preferências alimentar dos alunos;

• Conscientizar os alunos sobre a importãncia e os motivos pelos quais nos alimentamos;

• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.




Sugestão de leitura infantil para a hora da rodinha:


·        O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora – Moderna
·        A cesta de Dona Maricota
·        O ratinho, o morango, e o grande urso esfomeado – editora: Briquebook
·        A Galinha Ruiva – Editora FTD.
·        Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas
·        O sapo Bocarrrão – Editora Falkner


Já contei esta história na rodinha e fiz um trabalho com ela, e foi muito legal dá pra fazer uma bela dramatização na culminância do tema. Eu a encontrei no site: WWW.Cantinhobaudehistorias



E
ra uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com o ananás, com o pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.
Certo dia ela decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da idéia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com muita atenção para explicar o jogo- Todos os alimentos vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
        De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
       A senhora redondinha voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos a maçã, a pêra formavam o grupo das frutas.As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…juntaram-se e formaram o grupo das frutas. A seguir formaram-se  o grupo dos legumes.O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas. O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios. Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas. O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento… a ÁGUA.  Ela não sabia qual era seu grupo e ficava de um lado pra outro...
A senhora redondinha explicou que a água era muito importante  e precisa estar em todos os alimentos então a água ficou   no meio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora redondinha  dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, sem exagero pois os ALIMENTOS e a  ÁGUA são muito importantes pra nossa saúde.


 Algumas atividades para fazer com as crianças


Nenhum comentário:

Postar um comentário